Você provavelmente já experimentou uma pele excessivamente oleosa em algum momento de sua vida.
A chave simples para mantê-lo sob controle é entender que o óleo é essencial para hidratar e proteger sua pele, tornando-a mais feliz e saudável. No entanto, muito disso causa uma variedade de problemas, como acne e poros entupidos, e é isso que vamos enfrentar juntos agora.
A substância oleosa é conhecida como sebo e é produzida pelas glândulas sebáceas, pequenas bolsas na pele. Eles são acionados por mudanças hormonais durante a nossa puberdade. Sua atividade é amplamente genética e fatores externos como a radiação UV, temperatura e lavagem excessiva podem afetá-la.
Uma rotina de cuidados com a pele bem ajustada e personalizada contribuirá muito para equilibrar sua produção de óleo. Use estas quatro dicas simples para neutralizar as causas e dar à sua pele os cuidados de que necessita.
Dica 1 - Esfoliante
Esfolie suavemente uma ou duas vezes por semana com uma esfoliação suave para reduzir os poros entupidos e estimular uma resposta uniforme do óleo para equilibrar a pele.
Ingredientes a procurar: anti-inflamatórios naturais e antioxidantes como extrato de chá verde, e esfoliantes químicos como ácido salicílico ou ácido láctico que ajudam a prevenir a formação de acne.
Evite ingredientes que quebrem a barreira da pele e a danifiquem - isso irá de fato causar um excesso perceptível de óleo visível.
Dica 2 - Protetor solar e de luz azul com hidratante
O inverno significa pele mais seca, então você deve hidratar cuidadosamente sua pele oleosa com um hidratante leve.
O verão significa radiação ultravioleta mais intensa que estimula a secreção de sebo. Use um protetor UV com hidratante todos os dias na primavera e no verão para proteger sua pele contra danos à pele e formação adicional de sebo.
Ingredientes a procurar: óleo de girassol, vitamina E e vitamina C.
Dica 3 - limpador diário
É intuitivo pensar que lavar o rosto repetidamente com produtos de limpeza bastante agressivos removerá melhor o excesso de óleo. O oposto realmente acontece a longo prazo, pois sua pele fica sem umidade enquanto as glândulas sebáceas reproduzem rapidamente a secreção, tentando compensar.
Um limpador diário suave, usado duas vezes ao dia, será mais suave para sua pele, garantindo que as glândulas sebáceas não produzam em excesso.
Ingredientes a procurar: extrato de algas, aloe vera e água de coco. Esses ingredientes remineralizam sua pele, normalizando o teor de umidade e o equilíbrio hidrolipídico.
Dica 4 - Um creme de boa noite e sono.
O sono sempre foi um herói de cura e também é um momento restaurador para sua pele. Use um hidratante noturno concentrado com ingredientes hidratantes e restauradores para apoiar a regeneração intensa.
Ingredientes a procurar: ácido hialurônico e pantenol (também conhecido como pró-vitamina B5). Cada um deles fornecerá uma quantidade sustentada de hidratação ao longo da noite, tornando sua pele fresca ao acordar.
Mantenha a simplicidade e combine as quatro dicas acima para uma rotina eficaz de cuidados com a pele que seja tão consciente quanto você.
O objetivo é reduzir o excesso de produção de óleo e não se livrar dele - em quantidades normais, o óleo é essencial para uma pele saudável; só precisa ser gerenciado.